quarta-feira, 13 de junho de 2012

O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Seabra

No FUNCEB ITINERANTE 2012, a cidade de Seabra, pertencente ao Território de Identidade 3 – Chapada Diamantina, representou o Macroterritório 4. O encontro no município aconteceu nesta quarta-feira, 13 de junho, na Pousada Seabra.

A reunião foi aberta com fala de Joseane de Souza Araújo, dirigente municipal de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Seabra, seguida do Representante Territorial de Cultura, Pitágoras Luna, e da diretora da FUNCEB, Nehle Franke.

Joseane de Souza Araújo, dirigente municipal de Cultura, fez a abertura do evento

O Representante Territorial de Cultura da Chapada Diamantina, Pitágoras Luna, falou da mobilização dos artistas

Encontro em Seabra: gestores da FUNCEB escutam as demandas dos artistas

Entre os participantes, havia cidadãos, além de Seabra, vindos de Barra da Estiva, Boninal, Capão – Palmeiras, Irecê, Lençóis, Novo Horizonte, Souto Soares e Wagner – uma expressiva multiplicidade de origens, a maior dentre todos os encontros já feitos nas duas edições do FUNCEB ITINERANTE, que possibilitou uma rica troca de experiências e relatos.

Maryanne Dultra, do Ponto de Cultura Circo do Capão, de Palmeiras, foi a Seabra para participar do FUNCEB ITINERANTE

Normandinho Lopes e Bell Oliveira, do Grupo de Teatro Acelesa Sampaio, do município de Souto Soares, também saíram de sua cidade para participar do encontro

Dentre as pautas discutidas, destacou-se a demanda por formação em artes, nas diversas linguagens. Os mecanismos de apoio a projetos artísticos promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado também foram debatidos, e foi colocada a solicitação de que as propostas inscritas e desclassificadas ou não-selecionadas nestes concursos possam ter uma resposta formal e descritiva a respeito das razões destes resultados. Os pareceres técnicos das comissões dos editais já são atualmente disponíveis para consulta dos proponentes, mas a ideia é que haja um retorno instrutivo que possa dar mais contribuições para a qualificação das futuras propostas destas pessoas.

Outras questões trazidas tratavam de circulação de produções e de informação, comprometimento de artistas e dos poderes públicos, além do Sistema Estadual de Cultura. Neste sentido, a cidade de Souto Soares, que estava representada por Marineide Aparecida Moreira, do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Souto Soares, além de por dois artistas de Teatro, foi colocada como um exemplo para a Bahia: com cerca de 18 mil habitantes, o município já instituiu o seu Sistema Municipal de Cultura.

Diálogo e escuta no FUNCEB ITINERANTE

Depois do intervalo do almoço, a FUNCEB apresentou o Calendário das Artes, edital cuja 2ª Chamada está com inscrições abertas, e o Plano de Construção dos Colegiados Setoriais das Artes. Foram também feitos os encontros setoriais, para aprofundamento das discussões específicas de cada setor artístico, ao lado dos coordenadores das áreas, e a eleição de membros dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, ao lado de representantes eleitos em toda a Bahia, vão dar andamento ao processo de formação dos Colegiados.

Foram eles:
Audiovisual
Titular: Adriano Santos de Oliveira
Suplente: Stenio Ersion dos Santos
Dança
Titular: Maria Mel Freire
Suplente: Marta Oliveira Bezerra
Literatura
Titular: Edivanio Brandão de Souza
Suplente: Maria Lucia Macedo de Oliveira
Música
Titular: David Silva Bispo
Não houve suplente
Teatro
Titular: Romulo Alves dos Anjos Lopes
Suplente: Carlos Alberto da Silva Santos

Os eleitos para os Grupos de Articulação Setorial

Após apresentação dos eleitos, Ioia Brandão, poeta, ator e músico, convocou a coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da FUNCEB, Alda Souza, na encenação de um cordel

Para as áreas de Artes Visuais e Circo, não houve indicação presencial, contudo, os eleitos, juntamente com o responsável pela coordenação do Macroterritório 4 e o Representante Territorial de Cultura Pitágoras Luna, encaminharão para a FUNCEB os nomes dos titulares e suplentes indicados para estes setores.

A FUNCEB agradece pela disponibilidade de todos em compartilhar suas experiências e por possibilitarem uma visão ampla da realidade da produção artística na região, e parabeniza a articulação existente entre a comunidade cultural da Chapada Diamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário