quinta-feira, 7 de junho de 2012

FUNCEB ITINERANTE segue para Jequié

Depois da passagem por Teixeira de Freitas, o FUNCEB ITINERANTE segue rumo a Jequié, logo cedo, na manhã desta sexta-feira, 8 de junho. A previsão de chegada à segunda cidade visitada nesta jornada é para as 15 horas.

Jequié é o maior município do Território de Identidade 22 – Médio Rio de Contas, no Macroterritório 6. Situada entre a caatinga e a zona da mata, a Cidade Sol, título que se deve ao clima quase sempre ensolarado, tem mais de 150 mil habitantes e filhos ilustres da cultura baiana, como o falecido escritor e músico Waly Salomão.

No sábado, 9 de junho, o encontro de debate das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro acontece no Centro de Cultura ACM (Praça Duque de Caxias, s/n). O credenciamento de participantes é das 8h30 às 9 horas, e o encontro segue até as 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas.

Participem!

Centro multicultural cultiva a paz e a integração social em Teixeira de Freitas

Sobre o que Teixeira de Freitas tem a mostrar para a Bahia

O Espaço Cultural da Paz, em Teixeira de Freitas, são vários espaços em um. Inaugurado em 1991, o ECPaz, como é chamado, é atualmente uma das mais importantes referências para as artes e a cultura teixeirenses. Atendendo a mais de 500 pessoas de todas as faixas etárias, sobretudo crianças a partir dos sete anos de idade e adolescentes, a organização não-governamental desenvolve atividades socioeducativas e promove formação artística e cultural em várias áreas do conhecimento, através de diversos cursos e oficinas, como teatro, dança, instrumentos musicais, pintura, pirogravura, desenho, canto, xadrez, espanhol, informática, dentre muitos outros.

O ECPaz integra várias instalações, como brinquedoteca, ateliê de artes, salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, refeitório e auditório com palco para apresentações. A sede da ONG é mantida graças ao empenho dos seus dirigentes e de alguns apoiadores e voluntários, portanto depende da cooperação frequente de todos os setores da sociedade para sanar os custos de operacionalização e manter as atividades em execução.

O Espaço Cultural da Paz

Há mais de 20 anos, centro atua na formação artística e cidadã em Teixeira de Freitas

Mais do que um centro de formação, o Espaço Cultural da Paz é um ponto de encontro, convivência e respeito aos valores do respeito e da não-violência. Além das oficinas, os eventos artísticos e sociais promovem na prática a cultura da paz, aproximando e integrando indivíduos socialmente distanciados pela sensação de insegurança pública e pelos danos do individualismo.

A entidade é dirigida pelo casal Elizete Lopes de Oliveira e José Alberto Ranciaro, conhecidos pela comunidade teixeirense por Baiana e Zé da Baiana, que moram no local. “Eu vivo aqui há anos. A comunidade se conhece e resolve os seus problemas comunitariamente”, afirma o artista paranaense radicado em Teixeira de Freitas desde 1986, apenas um ano após a emancipação do município.

José Alberto Ranciaro, o Zé da Baiana, diretor do Espaço Cultural da Paz

Conheça o Espaço Cultural da Paz, que fica localizado à Rua da Paz, 73, São Lourenço, Teixeira de Freitas/BA. Abaixo, disponibilizamos trecho do vídeo institucional produzido pela própria ONG e que nos foi cedido para a sua divulgação.

Companhia de Teatro Temat dinamiza as artes cênicas em Teixeira de Freitas

Sobre o que Teixeira de Freitas tem a mostrar para a Bahia

Por trás de uma fachada simples no centro da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, funciona um importante centro de formação artística voltado para o campo das artes cênicas, a sede da Companhia de Teatro Temat – Teatro e Movimento Artístico de Teixeira de Freitas. Com 22 anos de fundação, o grupo tem no currículo dezenas de espetáculos montados, além da realização de cursos e oficinas e da participação em mostras e festivais baianos.

No espaço, acontecem oficinas de interpretação teatral, cenografia, costura, maquiagem e técnicas circenses. Com cerca de 30 integrantes, entre atores, administradores e alunos das oficinas, o Temat também se dedica a projetos de cunho educativo em empresas, eventos e instituições de ação social, especialmente para o público infantil. “Tem muita criança que não conhece e não tem possibilidade de ir ao teatro. Nós montamos um núcleo para despertar as crianças para o teatro e começamos a visitar escolas públicas, realizando oficinas de teatro de graça, em troca apenas do espaço físico”, explica o diretor da companhia, Erlan de Souza.

Para Erlan, que participou do FUNCEB ITINERANTE 2012 e também da primeira edição, que aconteceu em 2011, o projeto é um avanço no diálogo entre artistas e a Fundação Cultural do Estado da Bahia: “A gente mal ouvia falar em edital, projetos ou em uma comissão de artistas que vem falar sobre arte e mostrar as politicas artísticas, mas agora está acontecendo, é uma coisa muito nova e rica”.

Erlan de Souza, diretor do Temat, apresentou a sede do grupo à equipe da FUNCEB durante a visita a Teixeira de Freitas

Contemplado através da companhia na primeira etapa do Calendário de Apoio da FUNCEB em 2011, que ajudou a viabilizar a realização do I Circuito Competitivo de Teatro do Extremo Sul da Bahia, Erlan se mostra otimista quanto às políticas públicas de incentivo às artes na Bahia. “Abriu mais o leque pra gente, que só contava com os empresários locais na captação de recursos, porque não via outras possibilidades”, finaliza o diretor do Temat.

Para mais informações sobre o Temat, acesse o histórico do grupo aqui.

FUNCEB ITINERANTE na TV Sul Bahia

O SBN Meio-Dia, jornal da TV Sul Bahia, exibiu matéria de cobertura do FUNCEB ITINERANTE em Teixeira de Freitas no dia do encontro na cidade.

O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Teixeira de Freitas

O primeiro encontro do FUNCEB ITINERANTE 2012 aconteceu nesta quinta-feira, 7 de junho, em Teixeira de Freitas, na sede da UNOPAR. A cidade, pertencente ao Território de Identidade 7 – Extremo Sul, representou o Macroterritório 1 nesta edição.

Com a presença de artistas das diversas linguagens, produtores culturais, profissionais das artes e também de outras áreas do conhecimento – como advogados e administradores interessados nos setores culturais –, a reunião foi aberta com fala do diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas, Amaro Vicente Sant’Anna, seguido por Nehle Franke, diretora geral da FUNCEB. Também estava presente a coordenadora do Macroterritório 1, representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia na região, Raquel Galvão.

Durante o início da manhã, a equipe da FUNCEB apresentou como se organiza a sua estrutura e como são planejadas e executadas as ações relacionadas às artes na gestão pública estadual. Temas como os resultados da primeira edição do FUNCEB ITINERANTE, a exemplo da formulação do Calendário das Artes, prioridades para o ano de 2012, como a construção dos Colegiados Setoriais das Artes, editais e mecanismos de apoio estiveram na pauta.

Alexandre Molina, diretor de Artes da FUNCEB, conduz a apresentação inicial

Maria Marighella, coordenadora de Teatro da FUNCEB, se apresenta aos presentes

Depois, com o espaço aberto para o debate, os participantes trouxeram questões relacionadas à formação e qualificação de artistas, à necessidade de se consolidar uma rede produtiva e um ambiente propício à produção cultural autônoma, às demandas de profissionalização e organização dos setores, entre outras.

Raquel Galvão, coordenadora do Macroterritório 1, participa do debate

“Eu acho que o saldo importante deste encontro foram as considerações sobre a formação dos artistas. Isso é importantíssimo, porque, quando os profissionais têm acesso aos editais, isso galvaniza a área cultural. Desde 2008 eu participo de eventos da FUNCEB, e posso constatar um progresso na qualidade dessa qualificação”, opinou Corina Ramos Braga, socióloga e coordenadora do Ponto de Cultura Troca de Saberes, do município de Nova Viçosa, que foi a Teixeira de Freitas especialmente para participar do FUNCEB ITINERANTE, assim como Junieques Santos, da área da Música, que saiu de Itamaraju com o mesmo objetivo.

Corina Ramos Braga, de Nova Viçosa, onde coordena o Ponto de Cultura Troca de Saberes, foi a Teixeira de Freitas para participar do FUNCEB ITINERANTE

“O fundamental no FUNCEB ITINERANTE é que os artistas podem tirar suas dúvidas sobre, por exemplo, como inscrever um projeto em editais, e podem expor suas ansiedades para coordenadores de várias áreas, que, em alguns casos, também são artistas. A comunicação se dá de forma mais fácil e direta, porque todos são do mesmo universo”, considerou Amaro Vicente Sant'Anna, diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas.

Após o intervalo do almoço, os participantes se dividiram em grupos, para um aprofundamento das discussões específicas de cada setor artístico.

Encontro setorial de Literatura, conduzido pela coordenadora de Literatura da FUNCEB, Milena Britto

Além disso, foi feita a eleição de membros dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, ao lado de representantes eleitos em toda a Bahia, vão dar andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, previstos no artigo 13 da Lei 12.365/2011 – Lei Orgânica da Cultura.

Foram eles:
Artes Visuais
Titular: Gilberto Gil Silva Conceição (Gilberto Bahia)
Suplentes: Grenalda Souza Lima Matos e Ana Paula Pereira Alencar
Circo
Titular: Thainá Alves Souza
Não houve suplente
Literatura
Titular: Samuel Alves Silva
Suplente: Cyntia Mattos Oliveira Costa
Música
Titular: Josafá Oliveira Costa
Suplente: Tamires Pereira Santos
Teatro
Titular: André Freire Mastrorocco
Suplente: Edineia Pereira Costa

Os eleitos dos Grupos de Articulação Setorial

Para as áreas de Audiovisual e Dança, não houve indicação presencial, contudo, os eleitos, juntamente com a Coordenadora do Macroterritório 1, Raquel Galvão, encaminharão para a FUNCEB os nomes dos titulares e suplentes indicados para estes setores.

A FUNCEB agradece a presença de todos e pelo produtivo debate ocorrido, e aplaude, mais uma vez, o compromisso demonstrado com o desenvolvimento das artes no Sul da Bahia.