sábado, 9 de junho de 2012

Agora vamos para Santa Maria da Vitória

O FUNCEB ITINERANTE segue ao seu terceiro destino: Santa Maria da Vitória. Na manhã deste domingo, a comitiva embarca nesta nova viagem.

Santa Maria da Vitória situa-se no Território de Identidade 23 – Bacia do Rio Corrente, no Macroterritório 5. Localizada no extremo oeste da Bahia, a cidade de pouco mais de 40 mil habitantes é separada de São Félix do Coribe pelo Rio Corrente, conhecido pelas enormes pedreiras situadas às suas margens.

Na segunda, 11 de junho, o encontro de debate das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro acontece no Espaço Múltiplo Uso (Rua Clemente Araújo, 69 – Centro). O credenciamento de participantes é das 8h30 às 9 horas, e o encontro segue até as 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas.

Participem!

Nós encontramos Jequié em clima dos Festejos a Santo Antônio

Sobre o que Jequié tem a mostrar para a Bahia

Padroeiro da cidade, Santo Antônio é festejado em Jequié entre os dias 1º e 13 de junho, assim como ocorre em diversos municípios da Bahia e do Nordeste, como uma importante manifestação popular e cultural. Em condução religiosa da Igreja Católica, que, este ano, aborda no evento o tema “Família, torna-te aquilo que és”, os treze dias incluem missas, ofertórios, celebrações eucarísticas, procissões e a tradicional reza de terço.

A população e visitantes também fazem do período um momento de festa, com shows musicais, apresentações culturais, brincadeiras e intensa movimentação nas ruas da quermesse montada próxima à bela Paróquia Catedral de Santo Antônio, no Centro. Barraquinhas de bebidas, comidas e jogos, parque de diversões e decoração temática completam a atmosfera da tradição.



O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Jequié

O segundo encontro do FUNCEB ITINERANTE 2012 aconteceu neste sábado, 9 de junho, em Jequié, no Centro de Cultura ACM. A cidade, pertencente ao Território de Identidade 22 – Médio Rio de Contas, representou o Macroterritório 6 nesta edição.

O público presente, que teve também pessoas oriundas das cidades de Ipiaú e Vitória da Conquista, que foram a Jequié para participar do evento, foi menor que o esperado. “Este fato é também importante dentro do processo de diagnóstico da realidade da produção artística baiana, para o qual o FUNCEB ITINERANTE se propõe a contribuir, e revela a necessidade de maior mobilização da comunidade cultural da região”, considera Alexandre Molina, diretor de Artes da FUNCEB.

O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Jequié aconteceu no Centro de Cultura ACM

Na roda de conversa formada, gestores da FUNCEB e artistas uniram-se numa discussão iniciada com uma apresentação de todos os participantes. Entre as pautas trazidas, estiveram as questões de contemplação de projetos do município de Jequié nos mecanismos de apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o andamento e execução de processos burocráticos e de pagamento de propostas contempladas, a necessidade de capacitação de profissionais de produção, que possam conduzir trabalhos e permitir que os artistas tenham atuação específica na área criativa, além da questão da impossibilidade de os servidores públicos estaduais concorrerem em editais de fomento à Cultura promovidos pelo Governo da Bahia – impedimento determinado em lei e que já tem sido foco de articulação da SecultBA perante a Assembleia Legislativa para revisão. Esclareceu-se, inclusive, que, no edital Calendário das Artes, apesar de os servidores do Estado não poderem participar como proponentes, eles podem ser membros das equipes dos projetos, com exceção dos servidores da Secretaria de Cultura e de suas vinculadas. Também se registrou a importância de a sociedade civil apresentar esta demanda aos deputados estaduais em busca da alteração pretendida.

A conversa com os artistas apresentou as demandas da produção local e deixou a tarefa de formar Grupos de Articulação Setorial da região

A reunião se encerrou com assinatura de ata em que foram indicados artistas – Alysson Andrade (Jequié), Antônio Costa Araújo (Jequié), Dílson Araújo dos Anjos (Ipiaú) e João Omar (Vitória da Conquista) – para atuarem como mobilizadores e articuladores, em parceria com o o Representante Territorial de Cultura, Alan C. Meira Borges, e a Coordenadora do Macroterritório 6, Mayla Pitta, para representarem Jequié e região no processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, previstos no artigo 13 da Lei 12.365/2011 – Lei Orgânica da Cultura.

Dentre estes artistas, Antônio Costa Araújo, do grupo Jequié Hip Hop Club, na noite deste sábado, se apresentou nas ruas jequieenses, em meio aos festejos de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que estão ocupando a área central do município desde o dia 1º deste mês.

Também estava Alysson Andrade, produtor cultural que, ao lado do grupo de teatro Candeeiro Encantado, formado por atores de Jequié, está em cartaz com o espetáculo “O Teatro É de Cordel” – uma encenação de rua inspirada pela criação de poetas populares. A sessão deste sábado foi cancelada devido à chuva que caiu no horário da montagem, mas a agenda continua: amanhã, 10 de junho, na Praça da Bíblia, e 14, 15, 16 e 17 de junho na Praça dos Poetas, sempre às 20 horas, gratuito. O projeto conta com patrocínio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.