quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saldo do FUNCEB ITINERANTE 2012

No intuito de dar continuidade aos processos de diálogo com a sociedade e de construção dos Colegiados Setoriais das Artes na Bahia, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realizou a 2ª edição do FUNCEB ITINERANTE. Trata-se de um projeto que reúne os dirigentes da FUNCEB para visitar os seis macroterritórios de identidade baianos, promovendo encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas do estado para a concepção das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, além de Cultura Digital.

A viagem durou 12 dias em sequência, saindo de Salvador em 6 de junho e passando por Teixeira de Freitas (7/6), Jequié (9/6), Santa Maria da Vitória (11/6), Seabra (13/6), Euclides da Cunha (15/6) e Cruz das Almas (17/6), que representaram os macroterritórios a que pertencem.

Foram cerca de 3.300 quilômetros rodados dentro da Bahia, em torno de 150 participantes mobilizados nos encontros, além da realização de visitas a espaços culturais e locais representativos para a cultura de cada região, bem como de conversas com artistas, gestores e gente que faz a produção cultural do interior da Bahia ser rica, diversa, viva, atuante. Através deste blog, foram feitos os registros das experiências compartilhadas, expondo o compromisso firmado com a sociedade e em busca de contribuir para a divulgação destes múltiplos cenários.

A partir de tudo isso, o planejamento de ações da FUNCEB pretende dar novos retornos às demandas existentes para o desenvolvimento artístico-cultural do estado, assim como ocorreu após a primeira edição do projeto, realizada em 2011.

Dentre os reflexos deste processo, está a concepção e lançamento do Calendário das Artes, resultado da simplificação, ampliação e territorialização do Calendário de Apoio a Projetos Culturais, que a FUNCEB realizou entre os anos de 2008 e 2011. Mantendo a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo do ano, o Calendário das Artes se apresenta de forma ainda mais facilitada, com investimento financeiro maior do que era utilizado pelo Calendário de Apoio e com premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: as propostas de cada um dos seis Macroterritórios competem apenas entre si e são avaliadas por comissões de seleção que, além de membros do Estado, incluem representantes locais, escolhidos através de consulta a entidades artísticas e culturais ali representativas.

Durante as viagens do FUNCEB ITINERANTE 2012, inclusive, alguns contemplados pela 1ª Chamada do Calendário das Artes foram conhecidos: Cleilton Silva, em Euclides da Cunha, responsável pelo projeto “Dom Quixote – A Saga do Herói Sem Fim”, oriundo de Quijingue, e Ana Helena Bomfim, em Santa Maria da Vitória, da proposta “Livro Q Fiz-Zine Poesia”, oriunda de São Félix do Coribe.

Outro importante resultado do FUNCEB ITINERANTE 2011 pôde ser verificado nas Conferências Setoriais de Cultura de 2011, realizadas em Salvador, que tiveram a presença de participantes dos encontros feitos naquele ano. Com o maior comparecimento de pessoas mobilizadas do interior do estado, a pluralidade nos debates foi ampliada. Já em 2012, o FUNCEB ITINERANTE permitiu a eleição de membros para composição dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, com representantes de toda a Bahia, vão dar andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, previstos no artigo 13 da Lei 12.365/2011 – Lei Orgânica da Cultura.

O trabalho é contínuo e depende de todos.
Sigamos!

Para ver fotos do FUNCEB ITINERANTE 2012, clique aqui.