quinta-feira, 7 de junho de 2012

Companhia de Teatro Temat dinamiza as artes cênicas em Teixeira de Freitas

Sobre o que Teixeira de Freitas tem a mostrar para a Bahia

Por trás de uma fachada simples no centro da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, funciona um importante centro de formação artística voltado para o campo das artes cênicas, a sede da Companhia de Teatro Temat – Teatro e Movimento Artístico de Teixeira de Freitas. Com 22 anos de fundação, o grupo tem no currículo dezenas de espetáculos montados, além da realização de cursos e oficinas e da participação em mostras e festivais baianos.

No espaço, acontecem oficinas de interpretação teatral, cenografia, costura, maquiagem e técnicas circenses. Com cerca de 30 integrantes, entre atores, administradores e alunos das oficinas, o Temat também se dedica a projetos de cunho educativo em empresas, eventos e instituições de ação social, especialmente para o público infantil. “Tem muita criança que não conhece e não tem possibilidade de ir ao teatro. Nós montamos um núcleo para despertar as crianças para o teatro e começamos a visitar escolas públicas, realizando oficinas de teatro de graça, em troca apenas do espaço físico”, explica o diretor da companhia, Erlan de Souza.

Para Erlan, que participou do FUNCEB ITINERANTE 2012 e também da primeira edição, que aconteceu em 2011, o projeto é um avanço no diálogo entre artistas e a Fundação Cultural do Estado da Bahia: “A gente mal ouvia falar em edital, projetos ou em uma comissão de artistas que vem falar sobre arte e mostrar as politicas artísticas, mas agora está acontecendo, é uma coisa muito nova e rica”.

Erlan de Souza, diretor do Temat, apresentou a sede do grupo à equipe da FUNCEB durante a visita a Teixeira de Freitas

Contemplado através da companhia na primeira etapa do Calendário de Apoio da FUNCEB em 2011, que ajudou a viabilizar a realização do I Circuito Competitivo de Teatro do Extremo Sul da Bahia, Erlan se mostra otimista quanto às políticas públicas de incentivo às artes na Bahia. “Abriu mais o leque pra gente, que só contava com os empresários locais na captação de recursos, porque não via outras possibilidades”, finaliza o diretor do Temat.

Para mais informações sobre o Temat, acesse o histórico do grupo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário