quarta-feira, 13 de junho de 2012

Conhecer para preservar

Ponto de Cultura de Seabra realiza projeto de educação ambiental para proteger a Chapada Diamantina

Ponto de Cultura em Seabra

Se os interiores das grutas e cavernas guardam registros da evolução da natureza e da história da humanidade, as instalações do Ponto de Cultura Projeto Velame Vivo - Educação Patrimonial: Cavernas e Pinturas Rupestres da Chapada Diamantina, sediado em Seabra, revelam o empenho dos envolvidos na ação pelo reconhecimento e preservação de uma importante riqueza ambiental e arqueológica do Brasil e do mundo.

Através de atividades de cunho educacional, artístico e socioambiental, o Projeto Velame Vivo eleva a consciência da sociedade não apenas de Seabra, mas de todos os povos da Chapada Diamantina, acerca da urgente necessidade de se proteger os recursos e patrimônios naturais da região. Para tanto, o Ponto de Cultura realiza atividades em educação patrimonial, sobre conteúdos de arqueologia, espeleologia (ciência que estuda as cavidades naturais) e paleontologia.

Nas aulas de campo, os alunos conhecem cavernas como a Bolo de Noiva (Seabra), Fumaça e Lapa Doce (Iraquara), e abrigos com pinturas rupestres em Lapa do Sol e Santa Marta (Iraquara), e Serra das Paridas (Lençóis). Na sede do projeto, produzem cavernas e representações rupestres em miniatura, a partir de elementos naturais como argila, madeiras de refugo, pedaços de rochas, cabaças e telhas antigas. Ao fim das aulas, é produzida uma exposição dos objetos confeccionados, aberta à visita para a comunidade, escolas e turistas.

Exposição de artes inspirada nas belezas naturais da Chapada Diamantina

Trabalhos das crianças



O Projeto Velame Vivo, reconhecido como Ponto de Cultura, conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e conclui em 2012 as suas atividades, após quatro anos de trabalho. No entanto, assim como os desenhos pré-históricos das cavernas da região, sua importância, registrada na história, atravessará o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário