segunda-feira, 11 de junho de 2012

O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Santa Maria da Vitória

O terceiro encontro do FUNCEB ITINERANTE 2012 aconteceu nesta segunda-feira, 11 de junho, em Santa Maria da Vitória, no Espaço Múltiplo Uso. O município, localizado no Território de Identidade 23 – Bacia do Rio Corrente, representou o Macroterritório 5 entre as reuniões realizadas nesta edição do projeto.

Nehle Franke, diretora da FUNCEB; Kuka Matos, assessor de Relações Institucionais da FUNCEB; Amário dos Santos Santana, prefeito de Santa Maria da Vitória; Joaquim Lisboa Neto, coordenador de Cultura de Santa Maria da Vitória; e Uilson Pedreira, assessor da Sudecult

As atividades foram abertas com fala do prefeito da cidade, Amário dos Santos Santana, seguido por Nehle Franke, diretora geral da FUNCEB. Também estava presente Joaquim Lisboa Neto, coordenador municipal de Cultura. Entre os participantes, havia artistas, educadores, gestores, coordenadores de Pontos de Cultura e representantes de movimentos sociais e culturais, com cidadãos de Santa Maria Vitória, da cidade vizinha São Félix do Coribe, de Correntina e de Cocos.

Amário dos Santos Santana, prefeito de Santa Maria da Vitória, faz a fala de abertura do encontro do FUNCEB ITINERANTE no município

Após a apresentação inicial da FUNCEB sobre a instituição e suas ações, o debate com a sociedade trouxe questões relacionadas à gestão municipal da Cultura e as obrigações deste setor – como a necessidade de conduzir seus trabalhos em articulação com os governos estadual e federal, além do estabelecimento de um Conselho Municipal de Cultura. Também se falou nas limitações que eles notam na comunicação e na mobilização da comunidade cultural local e na percepção que eles têm de que o Oeste da Bahia é subjugado em relação às outras regiões do estado.

Artistas locais e gestores da FUNCEB reunidos em debate

Participantes do encontro puderam apresentar suas demandas em relação à gestão da Cultura na Bahia

A inexistência de equipamentos culturais qualificados na cidade, tais como teatros, cinemas e museus, e a manutenção de manifestações populares foram outras pautas importantes, bem como o acompanhamento dos projetos apoiados através de mecanismos da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e da FUNCEB, cujo procedimento foi questionado pelos presentes.

Depois do intervalo do almoço, a FUNCEB apresentou o Calendário das Artes, edital cuja 2ª Chamada está com inscrições abertas e que pode atender a demandas apresentadas no encontro. Estava na plateia, inclusive, a arte-educadora Ana Helena Bomfim Oliveira, de São Félix do Coribe, que foi contemplada na 1ª Chamada do concurso com o projeto “Livro Q Fiz-Zine Poesia”.

Ana Helena Bomfim Oliveira, de São Félix do Coribe, foi contemplada na 1ª Chamada do Calendário das Artes e pôde compartilhar sua experiência

Aconteceram também os encontros setoriais, para aprofundamento das discussões específicas de cada setor artístico, ao lado dos coordenadores das áreas. Por fim, foi feita a eleição de membros dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, ao lado de representantes eleitos em toda a Bahia, vão dar andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, previstos no artigo 13 da Lei 12.365/2011 – Lei Orgânica da Cultura.

Foram eles:
Artes Visuais
Titular: Francisco Antônio de Oliveira
Suplente: Fernanda Pereira Alves
Audiovisual
Titular: Marcos Rogério Beltrão dos Santos
Não houve suplente
Dança
Titular: José Roberto da Silva Neves
Suplentes: Samuel Guimarães Santos e Silvânia Ramos Dourado
Literatura
Titular: Hermes Novais Neto
Suplente: Joaquim Lisboa Neto
Música
Titular: Cleudir da Silva Neves
Suplente: Frederico Oliveira Brito dos Santos
Teatro
Titular: Robson Vieira dos Anjos
Suplente: Ana Helena Bomfim Neves de Oliveira

Os eleitos dos Grupos de Articulação Setorial

Para a área de Circo, não houve indicação presencial, contudo, em articulação com o Coordenador do Macroterritório 5, Cléber Eduão, o grupo acima indicado mobilizará a classe artística da região para a identificação do titular e do suplente indicados para este setor.

A FUNCEB mais uma vez agradece a presença de todos e a simpática acolhida, e pela rica oportunidade de ver de perto o que acontece nesta região da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário